top of page

14ª PLENÁRIA NACIONAL DA CUT.

SINPACEL PARTICIPA DA 14ª PLENÁRIA NACIONAL DA CUT


O vice-presidente do SINPACEL Walter Fogaça compôs a delegação estadual (29 delegados) da CUT para a Plenária Nacional, realizada de 28 de julho a 1º de agosto de 2014 na cidade de Guarulhos/SP. A Plenária Nacional foi precedida de Plenárias Estaduais por todo o Brasil, onde foram discutidas as diversas teses para colaboração e aprovação nacionalmente.

Organizar, lutar e avançar nas conquistas foi o slogan da estratégia determinante para as discussões e aprovações da Plenária Nacional, na qual dois eixos foram abordados: Eixo 1 - Disputa de Hegemonia - Democratização do Estado e construção de um novo modelo de desenvolvimento que abrangeu temas como a Reforma Política; Reforma Tributária; Reforma Agrária; Democratização dos Meios de Comunicação; Desenvolvimento Sustentável; Política Industrial; Juventude; Mulheres; Educação; Saúde etc. Eixo 2 - Atualizar o Projeto Político-Organizativo da CUT e Fortalecer a Ação Sindical que abrangeu temas como o Fortalecimento da Negociação Coletiva; Enfrentar o desafio da organização no local de trabalho; Ampliação da ação dos Sindicatos; Fortalecer as Estaduais; Investir em Formação e Comunicação etc.

Dentro do Plano de Lutas, o apoio à candidatura de Dilma Rousseff foi a partir das análises de conjuntura realizadas pela CUT, verificando ainda os compromissos dos candidatos e as possibilidades que se apresentam. A avaliação é de que o Brasil não pode correr o risco de retroceder nas conquistas até agora, sendo que o compromisso da reeleição da presidenta é no sentido de continuar a busca pela melhoria do salário mínimo, políticas públicas que visem à melhoria social e diminuição das desigualdades, aproveitamento das condições do País em gerar mais emprego e renda. O candidato mais forte da oposição já declarou sua intenção de adotar medidas impopulares no combate à crise e, em reunião com empresários, se mostrou contrário à valorização do salário mínimo. Nesse modo de pensar, a avaliação é que as medidas que querem adotar no Brasil são as mesmas que estão desempregando milhares de trabalhadores no continente Europeu, onde a juventude é quem mais sofre sem perspectivas de futuro.

A CUT avalia que não basta reeleger o projeto que vem melhorando o Brasil nos últimos anos, é necessário também dar sustentação para o seu aprimoramento, e nesse sentido orienta os trabalhadores a votarem em candidatos progressistas que estejam alinhados a esse projeto, que tenham compromissos com a classe trabalhadora, para podermos assim avançar nos modelos de crescimento com desenvolvimento defendido pela Central.

Outro tema importante para a sociedade brasileira avançar na participação democrática que queremos está relacionado com o Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva Soberana do Sistema Político, necessário para elevar a representação política do País e contribuir nas transformações que a sociedade precisa, tão reivindicadas nas manifestações de junho e julho de 2013. Nesse sentido, a CUT está organizando junto com diversas entidades sociais a coleta de votos para o Plebiscito Popular entre 01 e 07 de setembro de 2014. A intenção é pressionar e dar legitimidade à Convocação da Constituinte para a Reforma Política. Convocamos a sociedade a participar desse movimento político necessário para melhorar o nosso Brasil. LUTEMOS TODOS JUNTOS!

1 visualização0 comentário

Comentarios


bottom of page