Grande conquista da quinta turma de trabalho para os turnos da Celupa/Melitta para o ano de 2024. O tema já vinha sendo discutido desde 2020, quando a empresa viu a necessidade de não mais parar aos domingos, sendo que nos últimos acordos junto aos trabalhadores, por intermédio do Sindicato, a empresa está pagando horas extras na extensão de jornada após as seis horas de trabalho, sendo que essa condição de 6x2 de oito horas termina em dezembro de 2023. E já em janeiro de 2024, com Acordo já assinado entre as partes, será retomada, após 17 anos, a quinta turma de trabalho, passando para a jornada de 6x4, com seis dias trabalhados de 8 horas, com quatro dias de folga.
É unânime entre os trabalhadores que laboram em turnos na categoria papeleira, que a jornada de 6X4 é a menos desgastante para a saúde de quem trabalha em turnos, sendo que dentro dos seis dias trabalhados, apenas os dois primeiros dias serão no período noturno, das 00h às 8h, visto que o trabalho noturno altera o ciclo circadiano, também conhecido como ritmo circadiano, que é o mecanismo pelo qual nosso organismo se regula entre o dia e a noite. A partir dele, nossos processos fisiológicos são comandados para que nosso corpo consiga acordar, sentir fome, estar ativo, ficar com sono, e assim por diante.
Durante as negociações, a empresa apenas queria renovar o 6x2 de oito horas com pagamento de horas extras excedentes às seis horas, mas o Sinpacel-RS se posicionou contrário, com o respaldo dos trabalhadores, levando a empresa a reconsiderar e garantir que durante o ano corrente serão contratados e treinados trabalhadores para suprir os postos de trabalho necessários para iniciar o ano de 2024, na escala de 6x4, com mais qualidade de vida para aqueles que laboram em turnos de revezamento.
Parabéns a todos que resistiram e apoiaram a luta do Sinpacel-rs pela retomada da quinta turma de trabalho na Celupa.
OPINIÃO DO SINPACEL-RS:
Kommentare