A empresa guaibense Ambientaly, fundada em 1986 como Sulfato Rio Grande, que cresceu e hoje tem duas unidades - uma no Paraná e a outra em Santa Catarina, infelizmente parou a produção na sua matriz em Guaíba. Segundo informações, por não renovação de contratos importantes, entre eles com a CMCP – Celulose Riograndense, viu-se obrigada a demitir oito funcionários do setor de produção.
A empresa é fornecedora de produtos químicos utilizados nos processos de saneamento, papel & celulose, alimentício, avícola, frigorífico, têxtil e indústrias em geral. Vai manter suas atividades em Guaíba direcionada na área de vendas e, de acordo com informações, com potencial de retomada da produção no primeiro trimestre de 2020.
As empresas da base de representação do SINPACEL nesse ano já contabilizaram 383 demissões (fechamento da Kimberly com 260 postos de trabalhos extintos, CMPC demitiu 85 trabalhadores (as), Santher com a desativação da máquina 09, demitiu 30 trabalhadores e agora a Ambientaly com 8 demitidos). Esperamos que a empresa consiga retomar seus clientes para a efetiva geração de empregos.
Ao mesmo tempo temos críticas ao governo federal que não tem projeto para fortalecer a indústria nacional, a qual potencializaria a economia. Ao contrário, retira dinheiro da economia com as reformas trabalhista e previdenciária, que tira a capacidade do mais pobre consumir.
Comments