Em tempos de BBB, nos quais a exposição é máxima e a intimidade individual e coletiva é exposta e monitorada constantemente, querem impor a sociedade uma normalidade dessa situação como modernidade dos novos tempos, inclusive no ambiente de trabalho.
O Sinpacel-RS recebeu a informação de que a CMPC instalou diversas câmeras em vários ambientes de trabalho, o que foi constatado pelos dirigentes sindicais e, segundo informações, essas câmeras têm alta capacidade de zoom, com captação de áudio.
No primeiro momento foi questionada a finalidade. A resposta foi por uma solicitação da empresa responsável pela segurança patrimonial. Depois, questionamos qual a razão da instalação de diversas câmeras nos painéis operacionais de vários setores, pois não se justifica por questões de segurança. Questionamos quais as pessoas vão fazer esse monitoramento, com que real finalidade, qual será o uso dessas imagens e dos áudios gravados? Por que razão não houve uma comunicação oficial aos trabalhadores envolvidos? Até o momento da publicação dessa matéria ainda não obtivemos respostas.
O que verdadeiramente ocorre é um constrangimento por parte dos trabalhadores, que se sentem vigiados permanentemente durante seu turno de trabalho, momento em que deveriam estar concentrados nas suas atividades apenas e não preocupados com a interpretação daqueles que o estão monitorando a longa distância, pelas câmeras. Sabemos que o Ministério Público do Trabalho tem restrições a esse tipo de fiscalização por parte do empregador. De nossa parte, solicitamos que a empresa reconsidere e retire as câmeras dos ambientes nos quais os trabalhadores exercem suas atividades laborais.
Comments