top of page

Combustíveis vão continuar subindo.


Petrobrás anunciou no mês abril a venda da metade de suas refinarias para o segundo semestre desse ano. Serão 13 refinarias vendidas, comprometendo a refinação de 1,1 milhões de barris de petróleo por dia. Em um ano o Brasil deixará de arrecadar aproximadamente US$ 28 bilhões com a venda desses ativos.

Embora o governo Bolsonaro diga o contrário, a coordenação da FUP alerta que teremos a permanência das altas de preços dos combustíveis, conservando a mesma política desde 2016. Em 2018 a inflação acumulou cerca de 4,0%, sendo que os combustíveis subiram cerca de 15%.

Mesmo a Petrobrás tendo o custo de refino entre os mais baixos do mundo, se estabeleceu e vigora até hoje os preços dos derivados de petróleo de acordo com o mercado internacional. A importação foi estimulada e a produção da estatal caiu, mesmo a companhia tendo a capacidade de atender toda a demanda nacional.

Não há justificativa técnica e econômica para vender as refinarias. A justificativa é política, estão viabilizando a retirada da Petrobrás da área de refino para favorecer as importadoras. O resultado será a diminuição da estatal e sua capacidade de dinamizar a economia brasileira. Perde a Nação brasileira.

Fonte: Brasil de Fato

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page