A CUT, centrais sindicais, frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, movimentos sociais e lideranças políticas promoveram um ato virtual e cultural na manhã da sexta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, que ocorre em meio à pandemia do coronavírus. A transmissão começou às 9h30 e se estendeu até o meio dia, com falas de dirigentes das centrais, partidos aliados, senador Paulo Paim e ex-governador Olívio Dutra, além de vídeos e participações do cantor Nei Lisboa e da cantora Lili Fernandes.
O presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, falou sobre outras pandemias que o povo brasileiro está combatendo, além do coronavírus, durante vídeo gravado por ocasião da entrega de cestas básicas de alimentos para famílias vulneráveis na periferia de Porto Alegre. A live nacional foi realizada na parte da tarde, no horário das 11h30 às 17h10, e foi transmitida pelo canal da TVT no Youtube e também no Facebook pela CUT Brasil e CUT-RS.
“Vivemos a ausência de políticas públicas na área da saúde, desmontada em todo mundo. Precariedade das estruturas de atendimento social, a vacilação dos governantes comprometidos com o capital e o não valor dos trabalhadores na economia. Vivemos várias pandemias além do coronavírus. A segunda pandemia se relaciona com o sistema capitalista, concentrador de riquezas, financista e excludente, além de ser um destruidor do planeta. No Brasil classificou como Pandemia o governo Bolsonaro, pois este não tem condições de seguir governando o Brasil, oferece migalhas para a população e trilhões de reais aos bancos. Abandonou os municípios e o povo pobre a sua própria sorte. Não apresentou nenhuma política pública para garantir renda e emprego, como a manutenção das pequenas e médias empresas. Bolsonaro minimiza os efeitos da pandemia, que causa milhares de mortes, com sua postura genocida de desrespeito as orientações da Organização Mundial da Saúde, envergonhando o Brasil no resto do mundo”, destacou Amarildo Cenci.
Queremos a máxima proteção aos trabalhadores de atividades essenciais, investimentos em saúde, emprego em renda. Vamos construir o Brasil e um mundo mais justo e igual, mais direitos, mais democracia e uma vida mais sustentável. Para o Brasil além de tudo, democrático e justo, nós temos que dizer FORA BOLSONARO!
Comments