No dia 08 de março, O SINPACEL-RS através de sua diretoria, prestou homenagem às mulheres trabalhadoras, que vão à luta, ampliando seu espaço de oportunidades através de sua força de trabalho. Nosso sindicato, todos os anos, faz a entrega de uma rosa vermelha, simbolizando nosso carinho, respeito e reconhecimento a essas mulheres tão especiais.
Esse dia foi marcado na história por um episódio trágico: A morte de operárias norte-americanas, em 1857, vítimas de uma repressão brutal, quando reivindicavam condições dignas de trabalho. Em 1910, no Congresso das Mulheres Socialistas, esse dia foi promulgado como o Dia Internacional da Mulher. Relembrar essa origem nos leva a refletir sobre as condições das mulheres brasileiras em nossa atualidade.
No Brasil, as mulheres ganham 34% menos do que os homens exercendo a mesma função; 60% é a desigualdade entre os sexos em relação à participação econômica e de oportunidades para as mulheres; A cada dois dias uma mulher morre devido ao aborto ilegal; No ano de 2017 foram mortas no país de forma dolosa 4.473 mulheres, um aumento de 6,5% em relação ao ano de 2016; As mulheres representam 52% da sociedade, mas, ocupam apenas 10% dos espaços do poder; A cada 3 horas uma mulher é vítima de estupro no país; Em 2015 foram 60,1 mil denúncias de violência contra a mulher.
Vivemos em uma democracia, mas, ainda existe um espaço de conquista para ser percorrido pelas mulheres, seja no mercado de trabalho, no campo político e nas suas estruturas de poder. Dentre esses desafios, o aumento da violência contra elas e a desigualdade salarial, merecem uma atenção especial.
Na foto acima, João Caldas com as trabalhadoras da Sodexo no refeitório da CMPC.
Comments