Como é do conhecimento de todos, foi aberto recentemente e publicado, conforme nosso estatuto social, o processo eleitoral para as ELEIÇÕES SINDICAIS QUADRIÊNIO 2017/2020 de nossa entidade. Tivemos no término do período de inscrições, somente uma chapa inscrita: a chapa que administra nossa entidade já há bastante tempo, tendo como liderança o presidente João Caldas.
Esse fato, nos força a uma reflexão sobre nossa conjuntura. Em uma primeira análise, podemos concluir que poucos trabalhadores tem interesse em atuar no sindicalismo, pois o sindicalismo além de exigir um perfil específico para a o seu exercício, limita o crescimento profissional de um indivíduo dentro de uma empresa e isso é um fato incontestável. Podemos também levar em conta que a disputa de uma eleição é um risco para quem não tem estabilidade no seu emprego, principalmente para quem não tem conhecimento sobre a política sindical.
Mas, é preciso analisar um outro sentido importante: As conquistas obtidas pelos trabalhadores e seu sindicato ao longo das gestões desta diretoria. Poderíamos aqui enumerar dezenas destas conquistas e fazer nossa propaganda neste espaço, mas, queremos pedir para que os trabalhadores façam essa análise, levando em conta o que era nosso sindicato ano 2000, quando se deu as eleições que elegeu essa diretoria, quais eram as condições de trabalho nas empresas de nossa base, como eram as escalas de turnos e assim por diante.
Ao mesmo tempo em que refletimos sobre o que temos feito, nos surge o futuro com mais quatro anos diante de nós, trazendo desafios importantes para nos inquietar. Temos hoje uma entidade regional, representando trabalhadores de diversas empresas em várias cidades da região, portanto, teremos nesse sentido um dos desafios importantes, pois, precisaremos levar nossa luta a outros lugares também.
Nossa diretoria conta com a experiência dos que lutam há anos no sindicalismo e contará também com os jovens sindicalistas que acabam de ingressar na luta. Contaremos sempre com os trabalhadores, que são a razão de tudo isso, que atenderão aos chamamentos do seu sindicato, que virão com certeza nas assembléias, que mostrarão juntamente com a direção do sindicato, a força de suas convicções, através da mobilização, que é a nossa única arma.
“Vamos em frente e contem sempre com o seu sindicato”
Comments