Empresa SKF, responsável pela área de lubrificação da CMPC - Celulose Riograndense, no último ano não tem se responsabilizado pela higienização das roupas dos seus funcionários na área de lubrificação. As roupas altamente contaminadas com óleos e graxas são lavadas na residência dos trabalhadores, o que acarreta uma contaminação no sistema de esgoto da cidade de Guaíba e região.
O Sinpacel-RS tem sistematicamente cobrado a empresa SKF e alertado os responsáveis da CMPC. Visto que, não está sendo cumprida a lei estadual 13.892/12 do RS, que dispõe sobre essa responsabilidade das empresas em consonância com a resolução do CONOMA Nº 430/2011. Além do que, conflita com a certificação da CMPC da ISO 14001, sobre Política de Gestão Ambiental e o projeto BIO da empresa. Alguns funcionários optaram, por eles mesmos, em contratar empresa especializada na higienização dos uniformes, visto que nas suas residências a lavagem tem que ser feita em separado das roupas das famílias. Esse custo deveria ser do empregador e não do empregado.
O tema faz parte do Acordo Coletivo, a qual estamos em processo de negociação, cuja data-base é 1º de outubro. Até o fechamento desse jornal a empresa não tinha reconsiderado sua posição.
Comentarios