O SINPACEL participou do 7º Congresso dos Trabalhadores Papeleiros do Mercosul com os dirigentes sindicais João Caldas, Walter Fogaça, Renato Maia e Leandro Jacobsten. Nesse Congresso foi eleita a nova diretoria da FESPAM - Federação das Entidades Sindicais de Trabalhadores nas Indústrias de Papel e Celulose, Papelão, Cortiça e Artefatos de Papel do Mercosul. . O Congresso aconteceu nos dias 25 e 26 de agosto em Buenos Aires na Argentina com a participação de diversas entidades sindicais da região, sendo que o Brasil foi representado por sindicatos e federações do RS, SC, PR e SP. Pelo Rio Grande do Sul o SINPACEL faz parte da diretoria da Entidade com a eleição de Walter Fogaça e Leandro Jacobsten, sendo que a presidência será exercida pelo argentino Bras Juan Alari da Federação Argentina do Setor Papeleiro
A FESPAM foi constituída na década de 90, com a finalidade de unir o movimento sindical dos países do MERCOSUL. Nessa etapa a nova diretoria tem a missão de regulamentar à entidade de acordo com as normas internacionais que se dá na região, principalmente pela nova Declaração Sociolaboral do MERCOSUL de 2015 que foi assinada pelos países membros em Brasília no último dia 17 de julho, dando condições de assinatura de acordos coletivos no âmbito dos países que fazem parte do bloco.
Sem dúvidas o setor papeleiro organizado junto a FESPAM cresce em sua representação pela unificação de forças e o reconhecimento da região através da Declaração Sociolaboral, podendo avançar em direitos e conquistas.
Comments