top of page

Negociação Coletiva 2013/2014.

Ocorreu no dia 30 de setembro na sede do SINPACEL, a primeira reunião de negociação da convenção coletiva de trabalho 2013/2014. A comissão sindical é composta pela diretoria executiva do SINPACEL, um sindicalista de cada empresa e nossa advogada Dra. Lídia Woida. A comissão empresarial é composta pelas gerências de RH das empresas, um dirigente do SINPASUL que é o sindicato representante das empresas e seu procurador, Dr. Sérgio Juchen e sua assessoria jurídica.

Discussões: O presidente do SINPACEL João Caldas fez a abertura da reunião propondo avanços significativos, para os trabalhadores de nossa base, pois neste ano temos uma pauta unificada através do Fórum Sul que engloba sindicatos e federações do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Caldas argumentou, que ao compararmos as últimas convenções coletivas desta região constatamos nossa defasagem em termos de conquistas, principalmente com relação ao nosso piso mínimo da categoria que é muito inferior aos demais.

Posição patronal: O SINPASUL no entanto, trouxe à mesa, uma posição que envolve uma ação coletiva ajuizada pelo sindicato, baseada na súmula 431 do TST, que determina como 200 o divisor do salário-hora e não 220 usado atualmente, para quem tem jornada de 40 hs semanais. Aplicada essa regra, o valor salarial por hora/trabalhada será superior, o que resultará em diferenças salariais em favor dos trabalhadores. Portanto, o SINPASUL coloca como condição para voltar à mesa de negociação a retirada desta ação na justiça pelo SINPACEL, caso contrário, irá propor dissídio coletivo de trabalho na justiça.

Posição do SINPACEL: Diante desta colocação, nosso sindicato pediu um prazo para análise do pedido. Desta forma, em comum acordo, foi agendada a segunda reunião para o dia 15 de outubro às 10:00 hs, na sede do SINPACEL para prosseguimento nas discussões.

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page