Já há algum tempo a CMCP-Celulose Riograndense realiza anualmente uma pesquisa de clima através da contratação de empresa especializada para aferir o ambiente de trabalho. Nessas pesquisas, a empresa tem um retorno do ambiente de trabalho, os problemas da relação entre as chefias e os subordinados, questões de procedimentos, questões de segurança, salários, benefícios, etc.
O resultado da pesquisa sempre foi uma oportunidade para a CMPC, mediante as informações de seus empregados, onde sempre foi garantido o anonimato de quem responde, encaminhar soluções para demandas apontadas.
A metodologia aplicada pela empresa contratada nesse ano gerou desconfiança quanto às garantias de anonimato dos pesquisados. Diferente dos anos anteriores, a pesquisa é realizada online, ou seja, pode ser respondida pela intranet, na qual os usuários, para abrirem suas contas, digitam nome e senha, ou mesmo fora da empresa, acessando o site da empresa pesquisadora. Em tempos de hackers e considerando todas as possibilidades disponíveis hoje, a desconfiança de rastreamento é uma realidade possível. Muitos estão deixando de participar da pesquisa e a empresa está cobrando a participação. De qualquer forma, esse ano, o resultado da pesquisa na opinião de alguns já está comprometido, pois se os trabalhadores não se sentem a vontade para colocar sua opinião, diferente dos anos anteriores, a empresa poderá ter uma avaliação falsa positiva.
Commentaires