A nova diretoria do Sinpacel-RS foi eleita em março desse ano e sua posse formal será no dia 1º de janeiro de 2021. Se estivéssemos em ano normal, a posse política seria realizada em novembro, por ocasião da festa de 69 anos do aniversário do sindicato, sendo que esse ano, em razão da pandemia, isso não foi possível.
Aproveitando o encontro online para a Assembleia online de Previsão Orçamentária, a posse política foi realizada, com a participação dos convidados: Amarildo Cenci, presidente da CUT-RS e José Roberto, o Betinho, presidente da Federação dos trabalhadores papeleiros do Estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul. O atual presidente do Sinpacel-RS, João Caldas, presidiu as formalidades e passou a palavra aos convidados.
Nas manifestações dos convidados foi externado o reconhecimento do papel do sindicato de Guaíba, sua história de lutas e disposição para a representação dos trabalhadores. Amarildo exemplificou essa disposição na sua participação com o Sinpacel em ato em frente da Celupa. Também colocou a CUT-RS à disposição da nova diretoria.
Betinho fez uma homenagem ao dirigente Ernani, que faleceu em maio desse ano, emocionando a todos. Ressaltou o legado deixado por ele para a continuação da defesa dos trabalhadores pela nova direção do sindicato. Elogiou a atual diretoria e a liderança de João Caldas durante todo esse período, como também ressaltou a disposição e a capacidade do presidente eleito Walter Fogaça para os desafios que virão.
João Caldas empossou o novo presidente, para o mesmo dar posse a nova diretoria. Walter Fogaça agradeceu a presença dos convidados, relatou que ficou de vice-presidente desde que substituiu Juarez Pirez em 2005, agradeceu a todos os dirigentes que fizeram parte dessa caminhada, também homenageou o dirigente Ernani Peixoto. Lembrou dos dirigentes que encerram seu ciclo de representação nesse ano, são eles Renato Maia, Valdeni Nunes e Carlos Artur (Gúia). Passou a nominar a nova diretoria e suas funções dentro da organização, como também os delegados sindicais por empresa.
Fogaça reafirmou a missão do Sinpacel em fazer a diferença na vida dos trabalhadores, defendendo e ampliando seus direitos. Na sua fala, defendeu o valor de ter o respeito, a confiança e o apoio dos trabalhadores. Compactua com a visão de que a organização sindical deve estar inserida na sociedade como referência de confiança na defesa do bem comum. Convidou a todos para participarem do desafio da representação sindical, da importância da formação e informação para os trabalhadores, salientou a importância do papel social das organizações sindicais para a sociedade e para o país, dando por encerrada a posse.
Comentarios