Durante a pandemia empresa e SINPACEL-RS tem se reunido de uma a duas vezes ao mês para tratar dos protocolos de prevenção ao covid-19, além desse tema, outras questões que preocupam os trabalhadores da empresa, também são abordadas pela representação sindical. O sindicato tem colocado a preocupação com o ambiente de trabalho, no qual o sentimento é de que a empresa, por vezes, parece mais preocupada com o marketing, do que o bem-estar dos trabalhadores.
Temas que já foram abordados:
• A necessidade de melhorar a qualidade das refeições, principalmente das quentinhas que são servidas no refeitório e nos locais de trabalho.
• Câmeras de vigilância – o cuidado de não haver vigilância no local de trabalho e somente no controle de processo e segurança patrimonial.
• Realização de revistas na entrada da empresa e os possíveis procedimentos para as escolhas dos revistados, bem como o tipo de revistas que não cause constrangimentos.
• A necessidade de ouvir todas as partes envolvidas antes de decidir por punições exageradas aos trabalhadores.
O que o SINPACEL sempre busca é uma evolução na comunicação, sendo que a empresa incentiva uma comunicação direta e objetiva com ela, mas quando questionada, por vezes, não responde a questionamentos internos. Em relação às contaminações pelo covid-19, acreditamos que mesmo com todos os protocolos, algumas vezes a fatalidade do contágio pode acontecer e o tratamento com os trabalhadores deve ser o mesmo, sem distinção pelo nível hierárquico.
Um outro ponto tem relação com o discurso da empresa sobre a família CMPC, que só valoriza quando o trabalhador atinge as metas e cumpre os protocolos. Esse discurso precisa ser efetivo e ampliado, do contrário o sentimento dos trabalhadores é de que são apenas números e custos para a empresa, bem diferente do significado de uma família.
Comentários