Nos dias 24 e 25 de julho, em Praia Grande – SP, foi realizado o 4º Encontro Nacional dos Papeleiros com a participação de diversas entidades sindicais do setor de celulose e papel do Brasil, além de representação da Federação dos trabalhadores de papel e celulose da Argentina e do Uruguai e representação do SASK da Finlândia. O SINPACEL-RS foi representado pelos dirigentes sindicais João Caldas, Walter Fogaça, Alexandre Leal e Charles Chagas.
A análise de conjuntura política econômica e social do Brasil foi realizada pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar). Foram abordadas questões relacionadas com a precarização do mundo trabalho a partir da Reforma Trabalhista e as consequências desastrosas da Reforma da Previdência. O economista Marcio Pochmann fez uma exposição sobre a Crise Econômica, Precarização do Trabalho e as Ações Sindicais possíveis. No Encontro foi apresentado um Estudo do Panorama do setor de celulose e papel para subsidiar as ações da Campanha Salarial que será desenvolvida no segundo semestre de 2019, cuja data-base é 1º de outubro.
Dentre os assuntos em destaque, a crise política e a precarização do mundo do trabalho, as consequências desastrosas da reforma da Previdência para a vida dos trabalhadores e, em especial, das trabalhadoras no Brasil, a situação econômica por setor e estratégias de campanha salarial.
Comentários