top of page

17ª Plenária Estadual da CUT-RS é marcada por construção coletiva

  • Foto do escritor: profmarcioviegas
    profmarcioviegas
  • 1 de set.
  • 2 min de leitura

ree

Evento reuniu delegados e delegadas de mais de 100 sindicatos cutistas.

 

Cerca de 400 delegados, delegadas e convidados participaram da 17ª Plenária Estadual da CUT-RS, realizada nos dias 22 e 23 de agosto de 2025, no Centro de Eventos Barros Cassal, em Porto Alegre.

 

Os representantes de dezenas de sindicatos, federações e ramos de atividade de todas as regiões do Rio Grande do Sul se reuniram para debater a conjuntura e construir, coletivamente, o plano de lutas da entidade. Movimentos sociais, entidades do governo e da justiça e centrais sindicais também participaram do primeiro dia. O SINPACEL-RS foi representado pelo seu presidente Walter Fogaça e pela delegada sindical Luciane Souza.

 

O encontro é um dos momentos mais importantes da organização sindical no estado, reunindo a base da CUT-RS para definir estratégias e ações que fortaleçam a luta da classe trabalhadora diante dos desafios políticos, econômicos e sociais atuais.

 

Palestra e troca de saberes

 

Após a abertura, os participantes acompanharam a palestra do professor e economista Dr. Ladislau Dowbor, docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e consultor de agências da ONU, governos e organizações.

 

Dowbor abordou os desafios econômicos e sociais enfrentados pela classe trabalhadora, destacando a concentração de renda, os impactos da financeirização da economia e a importância de políticas públicas que garantam justiça social e trabalho decente.

 

Em sua fala, Dowbor ressaltou que o Brasil não é um país pobre, mas sim desigual. “É preciso pensar a economia dentro de um contexto maior, em que diversos aspectos da sociedade interagem em conjunto e se alteram.”

 

Vozes da base sindical

 

Para muitos delegados e delegadas, a plenária é um espaço de reencontro, troca de experiências e fortalecimento da atuação sindical.

 

Construção do Plano de Lutas da CUT-RS

 

Um dos momentos centrais da plenária foi a apresentação e o debate do Plano de Lutas da CUT-RS, conduzido pelo presidente da central, Amarildo Cenci. O documento foi construído de forma coletiva, a partir de propostas das delegações.

 

Rumo à Plenária Nacional

 

A etapa estadual é também preparatória para a 17ª Plenária Nacional da CUT – João Batista Gomes (Joãozinho), que será realizada de 14 a 16 de outubro, reunindo dirigentes sindicais de todo o país para atualizar a estratégia da Central diante dos novos desafios impostos à classe trabalhadora.

 

Os delegados escolhidos neste sábado (23) irão representar o RS na Plenária Nacional. A delegada sindical do SINPACEL-RS, Luciane Souza, foi eleita 1ª suplente dos delegados do RS.

 
 
 

Comentários


bottom of page