7º Encontro Nacional dos Trabalhadores Papeleiros
- profmarcioviegas
- 1 de set.
- 2 min de leitura

O presidente do SINPACEL-RS, Walter Fogaça, juntamente com os sindicalistas Charles Chagas, Alekysan Martins, Diego Batista, Vagner Rosa e a delegada sindical Luciane Souza, participaram do 7º Encontro Nacional dos Trabalhadores Papeleiros, nos dias 6, 7 e 8 de agosto de 2025, na cidade de Praia Grande, litoral de São Paulo.
Lideranças sindicais de várias regiões do Brasil se reuniram para debater a conjuntura brasileira, fazer um diagnóstico do setor de celulose e papel, discutir estratégias e aprovar as bandeiras de lutas para a Campanha Salarial de maneira unificada em 2025.
A representação das centrais sindicais, federações de trabalhadores, assessorias jurídicas, técnicos do DIEESE e do DIAP contribuiu de maneira objetiva para encaminhar questões e diretrizes para o fortalecimento das lutas necessárias no atual momento — principalmente no debate no Congresso Nacional, cujos projetos visam a redução da jornada de trabalho e a isenção do imposto de renda para quem ganha até cinco mil reais, entre outros temas que dialogam com as necessidades da classe trabalhadora. Os representantes do poder econômico, por sua vez, se mostram contrários a esses avanços.
A presença das Federações dos Trabalhadores do setor de celulose e papel da Argentina e do Uruguai contribuiu com o debate para a articulação política e sindical dos países do Mercosul, por meio da presença de Idemar Martini, presidente da FESPAM, considerando os desafios sociais e econômicos que afetam a classe trabalhadora na América Latina.
O Encontro Nacional dos Papeleiros foi organizado pela Federação dos Papeleiros dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, liderada pelo presidente Betinho. A avaliação desse Encontro foi muito positiva pelos presentes, indicando que somente com união é possível evoluir nas garantias e nos direitos da grande categoria papeleira.
Comentários