NOTA DE REPÚDIO!!!
- profmarcioviegas
- há 3 horas
- 2 min de leitura

O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias do Papel, Papelão e Cortiça de Guaíba e Região – SINPACEL-RS, vem a público manifestar sua indignação e repúdio diante dos atos antissindicais e das medidas repressivas praticadas pela empresa Eldorado Brasil Celulose S.A., que atentam diretamente contra a liberdade e a organização sindical.
A ilegalidade ficou evidenciada com a dispensa, sem qualquer fundamento justo, da dirigente sindical Leide Laura de Almeida, ocorrida em 06 de setembro de 2025, na cidade de Três Lagoas/MS, justamente em seu retorno ao trabalho após período de afastamento médico. Tal atitude revela não apenas perseguição, mas também prática de assédio moral contra a trabalhadora.
Esse ato afronta o artigo 8º, inciso VIII, da Constituição Federal, o qual garante que o empregado sindicalizado não pode ser dispensado desde o registro de sua candidatura a cargo de representação sindical, e, se eleito, até um ano após o término de seu mandato, salvo em caso de comprovada falta grave.
Trata-se, portanto, de um ato arbitrário e retaliatório que desrespeita a proteção constitucional da estabilidade sindical e ameaça a dignidade dos trabalhadores, ainda mais por ter ocorrido em meio a negociações do Acordo Coletivo. Ressaltamos que o sindicato que representa a categoria em Três Lagoas, o Sititrel, está acompanhando o caso e tomará todas as medidas jurídicas cabíveis em defesa da dirigente sindical e da classe trabalhadora.
Reiteramos nosso repúdio a toda e qualquer forma de perseguição, assédio ou retaliação contra representantes sindicais, reafirmando nossa luta em prol da democracia, da liberdade sindical e da justiça social.
SINPACEL-RS
Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias do Papel, Papelão e Cortiça de Guaíba e Região.
Comentários