No mês de maio fomos todos surpreendidos com a morte por embolia pulmonar do dirigente sindical Ernani Peixoto. Membro da diretoria do SINPACEL-RS desde 2008, ele trabalhava na Celupa/Melitta. Muito dedicado nas questões que envolvem a defesa da classe trabalhadora, no sindicato exerceu por um bom período a função de secretário geral e, desde março, na última reeleição da diretoria, tinha se comprometido em desempenhar a função de diretor de formação sindical. Ficamos todos muito impactados com sua morte precoce, pois tinha apenas 53 anos e muita disposição para a luta, principalmente nesse momento em que enfrentamos diversos ataques contra os direitos dos trabalhadores.
Ernani era muito conhecido em Guaíba, sempre envolvido na cultura do município, através do samba e do carnaval da cidade. Foi também presidente da Associação de Moradores do bairro Vila Iolanda, AMOJIVAR, de 2012 a 2015. No meio sindical, era reconhecido por sua disposição e liderança. Diversos dirigentes sindicais do RS, de SC, do ES e de SP ficaram consternados com a notícia de seu falecimento, bem como dirigentes sindicais do Mercosul.
Ernani tinha muita presença de espírito nos momentos de descontração e muita coragem nos momentos de dificuldade. Bom negociador, buscava sempre ajudar a todos devido a sua empatia. Era o que denominamos linha de frente na busca de soluções e disposição também para as mobilizações. Estamos sentido sua falta, deixou seu legado, seu companheirismo e seu exemplo para seguirmos em frente na defesa da classe trabalhadora e das minorias. ERNANI PRESENTE!
Comments