O dia 09 de junho foi marcado por um forte protesto, realizado pelo sindicato junto à portaria da empresa. O portão de acesso à empresa foi bloqueado das 07:00 às 11:30. A empresa Santher está entre as quinze maiores produtoras de papel do mundo em volume de produção e é dona de marcas famosas, da linha de produtos de higiene, como papel higiênico Personal; lenços de bolso Kiss; toalhas descartáveis Snob; absorventes Sym.
O fato: Foi com indignação que os trabalhadores da empresa receberam em abril, nota da presidência da empresa Santher, comunicando o prêmio do PPR de 2013 de 75% do salário e não o prêmio de 100% esperado e também prometido pela empresa. A Santher, no entanto, havia divulgado de forma extra-oficial, através do seu Gerente de Relações Sindicais, Sr. Maurício e seu Gerente Industrial, Sr. Nataniel, que a premiação do ano de 2013 seria de 100% do salário. Os trabalhadores fizeram como sempre a sua parte e a empresa mais uma vez, decepcionou os seus trabalhadores.
O SINPACEL diante deste fato, iniciou uma negociação com a empresa, pleiteando o pagamento do prêmio de 100%, durante semanas, a empresa postergou a decisão final, para o dia 29 de maio, quando decidiu em reunião com o sindicato em Porto Alegre, que não pagaria a diferença de 25% ganhando assim, tempo na tentativa de acalmar o ânimo dos trabalhadores e dos sindicalistas.
O sindicato de Bragança paulista também entrou na briga com a empresa pleiteando o pagamento de um PPR que atendesse às expectativas dos trabalhadores de lá. Desta forma foi construída a mobilização para o protesto em frente das fábricas de Guaíba e São Paulo.
O SINPACEL contou para o protesto com apoio da CUT, do SINDIPOLO e do Sindicato Metalúrgico de Guaíba. O SINPACEL dará à empresa um prazo de dez dias, para que ela se reposicione. Caso contrário, convocaremos assembléia geral, para a aprovação do estado de greve.
Fotografia: Solismar Z. Silveira
Comentários