top of page

Sinpacel-RS e o Dia do Trabalhador.


O dia 29 de abril – sábado - foi escolhido pelo Sinpacel para homenagear os trabalhadores pelo dia 1º de maio. Foi realizado um jantar festivo, com a apresentação da Banda Bem Brasilis. A sede do sindicato ficou lotada com a presença dos trabalhadores, seus familiares, sócios aposentados e convidados.




João Caldas, vice-presidente do Sindicato, e também o vereador em Guaíba, em sua fala no evento trouxe importante informação do resultado de sua participação em comitiva que foi a Brasília, onde estiveram reunidos com o Ministro das Comunicações, Paulo Pimenta, e o Ministro dos Transportes, Renan Filho, conquistando a suspensão do processo de licitação de novas praças de pedágios em Guaíba e Eldorado do Sul. Caldas pontuou, também, a origem do 1º de maio, em 1886, com os mártires de Chicago, nos EUA, greve histórica por redução de jornada de trabalho e mais direitos para os trabalhadores.


José Roberto, o Betinho, Presidente da Federação dos Trabalhadores Papeleiros de São Paulo e MS, esteve presente, representando mais de 20 sindicatos, saudando a todos e falando sobre a importância dos trabalhadores nessa reflexão do 1º de maio, se colocou junto na luta dos trabalhadores de Guaíba, bem como da união da classe trabalhadora.


O prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, também participou do evento, saudando todos os presentes e salientando o papel importante do Sindicato dos Trabalhadores na relação com as empresas, bem como seu papel na sociedade. Elogiou o desempenho do vereador João Caldas na Câmara de Vereadores e nas relações com o Governo Federal.





Em sua manifestação, o presidente do Sinpacel-RS, Walter Fogaça falou da luta da classe trabalhadora, da importância da organização dos trabalhadores na história dos avanços sociais em todos os sentidos. Destacou a necessidade dos cidadãos pressionarem os políticos em todos os níveis de representação, do municipal ao Congresso Nacional, para as revisões necessárias das reformas trabalhistas e previdenciária, bem como discussão de reverter a terceirização das atividades fins das empresas.


Walter Fogaça aproveitou o momento do 1º de maio para prestar homenagem ao dirigente sindical Pedro Bitdinger, que encerrou suas atividades sindicais no mês passado, após 18 anos de serviços prestados a categoria e 26 anos de empresa. Também foi homenageada a Dra. Lídia Woida, Advogada sócia do escritório que presta assessoria jurídica ao Sindicato, representada pelo Dr. João Marcos, na festa. Dra. Lídia está se aposentando após anos de serviços prestados a classe trabalhadora. Ela é reconhecida como referência no meio jurídico trabalhista no Rio Grande do Sul e no Brasil.





Durante o jantar, embalado pela apresentação da Banda Bem Brasilis, foi realizado o tradicional sorteio de brindes aos sócios. O evento foi, acima de tudo, um dia de valorização da capacidade de luta da classe trabalhadora, simbolizada pelo 1º de maio – Dia do Trabalhador e da Trabalhadora.




24 visualizações0 comentário
bottom of page